quinta-feira, 21 de maio de 2009

Livraria Saraiva lança serviço de locação de filmes por download

Já está no ar a locadora de filmes virtual (por download) da livraria Saraiva. O serviço foi um dos destaques no Tech Ed 2008, pois envolveu diversas tecnologias Microsoft no desenvolvimento e implantação deste serviço. Será que foi por isso que demorou tanto pra sair? hehehe

O client tem duas versões, uma Full e outra Lite. Ambos aplicativos foram desenvolvidos como Smart Clients e a interface usa WPF (Windows Presentation Foundation). Além disto, o mecanismo de licença e proteção dos vídeos é o DRM da Microsoft.

Pra quem já está acostumado em baixar vídeos, músicas, etc e com a popularização da banda larga, este é um serviço brazuca muito promissor.

Eu particularmente estava ansioso para testar o serviço e avaliar o uso das tecnologias Microsoft.

O preço dos filmes variam de R$3,90 a R$6,90 para aluguel e de R$9,90 a R$49,90 para a compra do filme, porém para aluguel ainda não tem grandes títulos de lançamento, mas já é um começo. Mais detalhes você pode conferir diretamente na página da livraria (link).

=== Sobre o serviço em si, minha humilde avaliação ===

Primeiro que pra instalar a versão Full tive que “enganar” o aplicativo de pré-instalação, que verifica os pré-requisitos. Ele não instala a Full em computador com menos de 1GB de RAM, o meu, segundo o Windows, tem 0,99GB.

A versão Full é pesada, consome muita, muita memória, achei até um exagero pro nível de complexidade do client. Mas tudo bem, é uma interface bonita e intuitiva. Mas sem chance de rodas dois aplicativos destes.



Depois de navegar um pouco até me acostumar com o leiaute e navegação, peguei o jeito e fui assistindo alguns trailers. Com minha ADSL de 1,5MB até que foi bom, quase sem travamento para buffer. Além do trailer, há informações sobre o filme, notas e comentários de outras pessoas, etc.

Pra testar, aluguei o filme “Quando Nietsche chorou”, (pra quem não leu o livro eu recomendo). A compra foi imediata, assim que concluí a compra o aplicativo já iniciou o download consumindo tudo que tinha direito da minha adsl. Tinha desconfiança que o servidor da Saraiva não estaria dando conta, mas foi tudo perfeito. Duas horas após esta eu com o filme de 1,2GB baixado e pronto pra assistir. Para quem usar a versão Lite, a compra é pelo site e o download pelo client Lite.


Na área de biblioteca tive a possibilidade de acompanhar o donwload e depois gerenciar meus filmes. Ai uma questão interessante, o aluguel é de 48 horas mas só conta a partir do primeiro Play no filme. Inclusive, é necessário estar conectado à internet no primeiro Play, pois este irá obter a licença do filme. Após isso tudo pode ser offline e o filme expira automaticamente após as 48 horas.

Por fim o Player, que pode ser usado o do client que suporta idiomas, legendas e full screen. Ou mesmo usar o Windows Media Player. A maioria dos filmes são em resolução 720x480.

Abaixo um registro do consumo de CPU e memória.
Referente a tecnologia Smart Client, assim que acessei novamente pelo Lite, já identificou uma nova versão e fez o upgrade automático após pedir permissão.

No geral gostei, mas eu preciso de uma máquina mais forte! O client teve alguns bugs me obrigando a matar o processo, em uma oportunidade tive despejo de memória, e em algumas situações de MessageBox a tela ficou piscando, mas como falei, no geral está bem legal.

O acervo de filmes é que precisa melhorar.

Curtam!

Link: http://www.livrariasaraiva.com.br/digital/home.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário