quarta-feira, 27 de maio de 2009

New York Times Silverlight Kit

Foi liberado uma API de acesso e visualização de informações mantidas pelo New York Times. Em se tratando de New York Times já dá pra imaginar que não é pouca informação e vai desde notícias até opiniões sobre filmes, tudo em inglês claro.

Essa API Silverlight foi liberada na forma de um projeto open-source disponível no CodePlex e sob a licença pública da Microsoft .

Uma demo online com os recursos está disponível em http://xmldocs.net/nyt/ e http://xmldocs.net/artists/. Neste segundo, no campo artista digite Caetano Veloso e clique em Search para ver o resultado.

É legal, mas quando vi a notícia esperava que fosse também a API utilizada no aplicativo desktop em WPF, o NYT Reader, esse sim é "punk". Por curiosidade fui atrás desse Reader e vi que saiu uma versão 2.0, porém eis a surpresa, abandonaram WPF e adotaram Adobe Air. Começo a desconfiar do WPF... pra quem assim como eu testou o aplicativo WPF da Saraiva, também deve ter ficado preocupado pois tinha bugs, falta de recursos normais do win32 como CTRL+C, telas piscando, consumo absurdo de memoria e cpu, etc.

Os motivos pelo qual o NYT abandonaram o WPF/Silverlight parece ter a ver com detalhes políticos e técnicos, mas em suma, é devido a limitação de recursos quando se trata de multi-plataforma como Windows, Mac e Linux, principalmente Linux.

Imagem 1 - NYT em WPF

Imagem 2 - NYT em Adobe Air


Em relação ao WPF, pra tirar a prova da sua aplicação, estou baixando o Beta 1 do Visual Studio 2010 pois considero que o uso de WPF em uma ferramenta de alta produtividade e público exigente será uma prova de fogo. Se der errado...vix, nem quero imaginar isso.

Links:

terça-feira, 26 de maio de 2009

Aprendendo a programar pro iPhone com os caras da Apple

Pra quem está se aventurando pelo mundo do iPhone e iPod Touch, uma ótima fonte de informação esta disponível na Apple Store. Se trata dos vídeos e materiais de estudo das aulas de programação para iPhone da Universidade de Stanford (EUA). Entre os professores estão funcionários da Apple ligados diretamente ao iPhone e iPod Touch.

As aulas são em inglês e o conteúdo é muito rico de informação. Além do que, pra quem nunca viu uma aula em uma universidade americana já vale uma espiada.

Os vídeos, que já tiveram mais de um milhão de downloads, tem cerca de uma hora de duração e tamanho de 500MB.

Os conteúdos tratados são:
- Introduction to Mac OS X and Cocoa Touch
- Using Objective-C, Foundation Framework
- Custom Classes, Memory Management, and ObjC Properties
- Interface Builder, Controls, Target-Action
- Views and Drawing, Animations
- View Controller Basics (MVC)
- Navigation Controllers
- Table Views : discute sobre Views e Table Views.
- Dealing with Data: User Defaults, SQLite, Web Services
- Performance and Threading
- Text Input, Presenting Content Modally
- Address Book: Putting People in Your App
- Debugging Tips, Searching, Notifications, KVC/KVO
- Touch Events and Multi-Touch

Alguns do professores: Evan Doll (Senior iPhone Software Engineer at Apple), Alan Cannistraro, Jason Beaver (professor convidado - membro da equipe da Apple User Interface Kit) e Steve Marmon (ex iPhone Interaction Designer at Apple).

Link pro iTunes: iPhone Application Programming

Conteúdo imperdível!