quarta-feira, 27 de maio de 2009

New York Times Silverlight Kit

Foi liberado uma API de acesso e visualização de informações mantidas pelo New York Times. Em se tratando de New York Times já dá pra imaginar que não é pouca informação e vai desde notícias até opiniões sobre filmes, tudo em inglês claro.

Essa API Silverlight foi liberada na forma de um projeto open-source disponível no CodePlex e sob a licença pública da Microsoft .

Uma demo online com os recursos está disponível em http://xmldocs.net/nyt/ e http://xmldocs.net/artists/. Neste segundo, no campo artista digite Caetano Veloso e clique em Search para ver o resultado.

É legal, mas quando vi a notícia esperava que fosse também a API utilizada no aplicativo desktop em WPF, o NYT Reader, esse sim é "punk". Por curiosidade fui atrás desse Reader e vi que saiu uma versão 2.0, porém eis a surpresa, abandonaram WPF e adotaram Adobe Air. Começo a desconfiar do WPF... pra quem assim como eu testou o aplicativo WPF da Saraiva, também deve ter ficado preocupado pois tinha bugs, falta de recursos normais do win32 como CTRL+C, telas piscando, consumo absurdo de memoria e cpu, etc.

Os motivos pelo qual o NYT abandonaram o WPF/Silverlight parece ter a ver com detalhes políticos e técnicos, mas em suma, é devido a limitação de recursos quando se trata de multi-plataforma como Windows, Mac e Linux, principalmente Linux.

Imagem 1 - NYT em WPF

Imagem 2 - NYT em Adobe Air


Em relação ao WPF, pra tirar a prova da sua aplicação, estou baixando o Beta 1 do Visual Studio 2010 pois considero que o uso de WPF em uma ferramenta de alta produtividade e público exigente será uma prova de fogo. Se der errado...vix, nem quero imaginar isso.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário